Lilypie Fourth Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O valor do dim dim


O trio tem vários cofres pra tudo quanto é gosto. No natal, por exemplo, cada um ganhou um de pelúcia dos backardigans, que toca uma música assim a moeda entra. Daí já viram, né? Não paravam de me pedir moedas, não deu certo, resolvi guardar. Agora na páscoa, a tia Patrícia deu latinhas de chocolate baton que são cofrinhos. Achei ótimas! Pequenas, práticas, mega úteis. Amei!!!
Escrevi o nome de cada um nelas com corretivo e tenho ensinado sobre o valor do dinheiro. Eles já sabem que as coisas são compradas, que tudo o que a gente quer a gente tem que ter moedinhas pra comprar. Brinquedo, biscoitos, iogurtes, roupas, etc. E tbm já sabem que é trabalhando que a gente ganha. Aqui eles tem 3 serviços: molhar as plantas; catar folhas secas na grama e carregar as sacolas de compras hahahaha. As 3 coisas eu só convido e sempre faço junto, lógico! Ex."Quem quer molhar as plantas com a mamãe?" ou "Vamos catar folhas secas???" "Quem vai ajudar a mamãe com as sacolas que estão no carro?" A resposta é sempre: eeeeeeeeuuuuuuuu!!!! hahaha Um barato. Lógico que eles já estão espertos e logo perguntam: "Tem moedinha?" hahaha Mas o mais importante é que estão aprendendo a separar trabalho de obrigação. Ou seja, catar brinquedo, limpar o que sujou, arrumar a "casinha", tudo isso é obrigação. E pra essas atividades não tem moedinhas.
Outra coisa bacana é que estão dando mais valor as coisas. Um dia o Daniel apertou a válvula do protex líquido e desperdiçou um monte. Imediatamente peguei o cofrinho dele e fiz ele me entregar a metade das moedinhas pra comprar o sabonete que ele jogou fora. Aproveitei pra explicar mais uma vez que sabonete tbm custa dinheiro, etc. De outra vez, ele (hahaha é sempre ele) chegou com a camisa da escola cortada com a tesourinha e na maior cara lavada me disse que foi ele e ainda ria achando engraçado, e daí eu briguei, coloquei de castigo e ainda recolhi o que restava das moedas e o cofre dele zerou. Isso já deve ter mais de 1 mês e de lá pra cá tenho notado um amadurecimento quanto ao dinheiro.
É lógico que eles ainda não entendem o valor das moedas e sim a quantidade. Ou seja, eu posso dar uma moeda de 1 real pra um , de 5 centavos pra outro que está tudo bem! Mas nem eu quero que com 3 anos eles venham entender que 1 real vale mais que 5 centavos, afinal, não é esse o objetivo.


6 comentários:

  1. Que fofo, até fiquei com dó do Daniel, mas é melhor assim né, já cresce consciente !
    Eu fiz um cofre pra Julia e acabei de assaltar ele pra pagar o aluguel do salão de festas do aniversario dela.....kkkkk
    Mesmo que ela ainda não saiba, já esta aprendendo a poupar e colaborar !
    heheheee

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Faz muito bem querida! Hoje em dia está cada vez mais difícil transmitir essa consciencia financeira.

    Bjs, saudades!

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe
    Os meus ainda não juntam moedinhas, até porque ainda colocam muitas coisas na boca, mas já sabem que a mamãe "trabáia" para ganhar dindin, e com ele, comprar roupa, sapato, comida, livrinhos e ainda para podermos passear! É uma forma bem legal tbm deles ter consciencia do porquê que a mamae tem que "trabaía" hehehe Bjos querida

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua iniciativa sobre o dinheiro Uli! As crianças tem mesmo que aprender desde cedo. Você está de parabéns e os seus pequenos também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Só Jesus para dar cada dia mais criatividade para vc! Parabéns mais uma vez!!!! Este trio vai saber direitinho como viver!!!! Bjao

    ResponderExcluir
  6. Amiga, você tá de parabéns! Adorei sua iniciativa, temos que ensinar aos nossos filhos desde de pequenos o valor do dinheiro, não é?

    Tá tão difícil hoje em dia ensinar valores aos nossos filhos. Digo valores humanos mesmo. Temos que ensinar desde de cedo assim

    Beijos!

    ResponderExcluir

Oiêeee!!! Deixe seu comentário aqui...bjs e brigadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...